Psicosociologia
- Importância da psicossociologia no contexto organizacional
A psicologia das organizações é a disciplina que cruza os principios da psicologia social com os principios da sociologia das organizações. A sociologia das organizações é um ramo aplicado da sociologia cujo enforque é a analise das organizações a partir dos seus componentes sociologicos, enquanto que, a psicologia social foca-se no estudo dos aspectos psicissociais do funcionamento organizacional.
A psicosociologia usufrui dos contributos da Antropologia, a ciencia que estuda a compreensão das diferenças culturais e ambientais das pessoas em diferentes organizações. Da Psicologia, ciencia que estuda a compreensão de aspectos individuais tais como os processos de apredizagem, percepção, as aptidoes e as competencias individuais.
A principal importancia da Psicossociologia das organizações é a interação entre os processos sociais e psicologicos ao nivel de comportamentos objectivos e o da interação entre os individuos, grupos e organizações ao nivel da vida quotidiana. O seu objecto de estudo é o comportamento organizacional à luz das perspectivas psicossociologicas - interfere dos factores psicologicos e sociais subjacentes ao funcionamento e dinamica das organizações.
- Noção de organização;
Existem varios conceitos e noçoes de organização, por exemplo:
Talcott Parsons - As organizações são unidades sociais intencionalmente contruidas com o objectivo de atingir fins especificos, são por isso perspectivadas como conjuntos estruturados de pessoas que trabalham com o mesmo objectivo, com regras pre-estabelecidas.
Katz & Kahn - As organizações são sistemas abertos que trasacionam com o meio inputs e os transformam em outputs.
Ferreira et.al - Conjuntos de duas ou mais pessoas, inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjuntos e de um modo coordenado para alcançar objectivos. O consenso na definição de organização passa pela sua