Codificaçao civil
A virtude ou excelência humana em educação
Cria um debate se pode ou ser ensinada a Areta. Sócrates diz que não pode ser ensinada, Protágoras afirma que seria possível ensina-la, o debate segue cheio de sutilizas e contradição, os dois apresentam argumentos consistentes. O objetivo fundamental da educação e do conhecimento filosófico platônico consiste em alcançar a excelência humana, os valores morais e políticos.
Em Platão a educação e sinônimo da busca da Areta, a educação vista como um processo essencialmente ético , dependendo do lugar momento histórico que o ser humano esta, estes fatores são de estrema importância para uma interpretação adequada , ele vê a cidade uma extensão da família ou da tibo.
Nesse sentido o projeto pedagógico de Platão assume um papel decisivo na formação da vida politica na comunidade ideal. Há um equilibro entre o desenvolvimento do individuo e da sociedade.
Em Atenas com a chegada da democracia, a educação que era privilégio de aristocratas e atenienses, estende-se a todos, agora uma educação voltada para o coletivo, orientada para a formação do cidadão. Os Sofistas desempenharam uma função relevante foram eles que alargaram o conceito de educação, indo além da educação para as crianças, agora para jovens e adultos. Para eles envolve os aspectos físicos e espirituais da formação humana.
E possível observar nos diálogos de Platão, em torno da figura de Sócrates os desordenamentos os conceitos de coragem, piedade, prudência, beleza, usando como método o dialogo e a arte de perguntar e de responder, não se trata de um simples modo de preguntar e responde mais em deixar em aberto uma questão, Sócrates afirma que de nada sabe, e que nada pretendia ensinar.
Platão não aceita a educação fundada na tradição e nos costumes, diz que a educação tem como meta atingir a virtude e a excelência, a busca da melhoria dos cidadãos e de base para a construção de um Estado ideal, pretendia mudar as leis escritas e os costumes