aconselhamento
Psicologia Pastoral
Prof: Lourenço Barnett
Temas que desafiam a psicologia pastoral
Abimael dos Santos Souza Pastor, aluno do bacharelado em teologia com habilitação em ministério pelo SETEB
Introdução:
Desafios para a psicologia pastoral:
Enfim, o que nos desafia quando olhamos o panorama da psicologia pastoral diante dos temas atuais?
Avaliar como a psicologia pastoral tem apreendido a exegese bíblica para o diálogo com a psicologia.
Reafirmar a importância dos rituais de passagem no desenvolvimento humano e da fé.
Ressignificar o sentido da eclesiologia nos dias de hoje (Igreja como Comunidade Terapêutica; essa não seria uma das grandes facetas da missão? É um estilo de convivência mais adequado ou é apenas um slogan?).
Revisitar a doutrina da justificação pela fé e a teologia da graça, ressaltando o tema da reconciliação numa ótica social.
Dialogar sobre a relação entre a tendência à “cognitivização” e ou a “sentimentalização” da fé que direciona as respostas aos impasses das histórias de vida das pessoas.
Que esses desafios fomentem novas luzes do cuidado pastoral numa sociedade carente de recursos sócio-afetivos!
O tema da Psicologia Pastoral é de permanente atualidade para os que se dedicam à evangelização. Com efeito, a vida cotidiana nos mostra que um dos problemas fortes nessa área são as repercussões das emoções, sob suas mais variadas formas, tanto no comportamento do agente, quanto no do paciente da ação evangelizadora. Elas fazem sentir sua presença e sua força em qualquer atividade humana, e tal influência é tanto maior quanto mais elevado o caráter da mesma.
Trabalho: Desafios para a psicologia pastoral Enfim, o que nos desafia quando olhamos o panorama da psicologia pastoral diante dos temas atuais? Avaliar como a psicologia pastoral tem apreendido a exercer o diálogo bíblico com a psicologia. Reafirmar a importância dos rituais de passagem no