Psicosociologia das organizações
O grande capital desta era
Resumo
O tema da espiritualidade, quer no dia-a-dia, quer no trabalho cresce de forma intensa, nos últimos anos particularmente também no mundo empresarial. A espiritualidade que sempre esteve mais restrita às religiões, hoje assume uma nova postura ao apresentar técnicas e actividades, inserindo-se como uma dimensão estratégica na medida em que dá significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas.
Pretendo reflectir sobre a importância do desenvolvimento espiritual, bem como dos seus benefícios, seus efeitos, estimulando o equilíbrio e os crescimentos das pessoas e das empresas.
É de vital importância que se possa entender que a espiritualidade configura-se como um caminho que ajuda a desenvolver a consciência de estar neste mundo de modo responsável. Ser responsável por si mesmo significa ser responsável também pelos outros. Para tornar possível o alcance da consciência desse facto, é preciso libertar a própria essência.
Está na essência de cada um maior potencial de contribuição à disposição da sociedade. A espiritualidade pode ajudar a assumir os compromissos perante a vida em todas os sentidos, sendo a responsabilidade profissional apenas mais uma.
Introdução
A rápida transformação pela qual as pessoas estão passando, nos vários aspectos de suas vidas, faz com que toda a segurança que se tinha no material e no concreto se desvaneça. As dimensões do intangível começam a se tornar mais presentes, e com isso, os processos de transformação individual, empresarial, social e planetária começam a fazer sentido e a tomar o seu lugar.
Tudo está perfeito no ritmo em que está acontecendo! É oportuno lembrar a conhecida frase de Teilhard de Chardin “não somos seres humanos tendo experiências espirituais; antes, somos seres espirituais tendo experiências humanas”. Esse enfoque, se bem referido e observado, apresenta uma outra visão, uma nova forma de ver, que inclusive, poderá mudar muitos