Rela es P blicas com a Comunidade
UMA AGENDA PARA O SÉCULO XXI
Cicilia M.Krohling Peruzzo
Resumo
Trata-se de um estudo que procura analisar o perfil atual das relações públicas com a comunidade. Utiliza como quadro de referência as transformações na sociedade, que acabam trazendo uma revalorização de princípios de responsabilidade social das empresas. Empresas, privadas e públicas, passam a desenvolver uma série de programas de cunho social tendo como base estratégias de marketing voltadas para o futuro, mas altamente centradas no interesse imediato de corresponder as expectativas e anseios do mercado consumidor.
Apresentamos também uma breve análise de conceitos de
comunidade, público comunitário e de responsabilidade social, além de discutirmos as diferenças entre programas compromissados com a realidade social e aqueles mais preocupados em pintarem-se de verde ou de comunitário.
RELAÇÕES PÚBLICAS COM A COMUNIDADE:
UMA AGENDA PARA O SÉCULO XXI1
Cicilia M.Krohling Peruzzo2
Introdução
Relações Públicas com a Comunidade, apesar de não ser um tema recente, nem encontrar posição de destaque na bibliografia da área, tem se tornado um assunto de interesse de muitos estudantes
e profissionais de relações públicas. O motivo é
facilmente detectado: o interesse pelo tema e a implantação de programas de cunho social por um crescente número de empresas.
Procuramos analisar alguns conceitos e as mudanças pelas quais vem passando a sociedade que trazem em seu interior uma revalorização dos princípios de uma nova ética empresarial. 1
Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho “ Relações Públicas”, da Intercom-Sociedade Brasileira de
Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 03 a
09 de setembro de 1999. Rio de Janeiro-RJ
2
Professora do Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP -Universidade Metodista de
São Paulo.
Para a realização do estudo valemo-nos de pesquisa bibliográfica, da observação