Psicologia e Educação
TEMA 01 – CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
O termo psicologia é utilizado, rotineiramente, com vários sentidos. A psicologia vai sendo construída à medida que os homens vão construindo a si e a seu mundo. A psicologia do senso comum, não deixa de ser um conhecimento superficial, quando o homem pensa acerca do mundo, dos outros homens e de si mesmo, elabora ideias individuais e subjetivos, por exemplo percepções e as emoções. Senso comum é aquele conhecimento acumulado no cotidiano; é um saber espontâneo.
CIÊNCIA. A ciência compõe- se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Os novos conhecimentos são produzidos a partir daqueles já existentes. A ciência caracteriza-se como um processo e tem uma característica fundamental, a busca da objetividade. Objeto específico. Linguagem rigorosa. Métodos e técnicas específicos.
O QUE É CIÊNCIA? Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade expressos por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Objeto de estudo da Psicologia: comportamento humano, inconsciente, consciência, personalidade. Homem em todas as suas expressões (subjetividade)
PSICOLOGIA E MISTICISMO. Wundt é considerado o pai da Psicologia por ter construído o primeiro laboratório de experimentos em psicologia em 1875, na Alemanha. (psicofisiologia) Wundt queria dar características necessárias à psicologia para que La fosse considerada ciência. Práticas não psicológicas: tarô, astrologia, quiromancia, numerologia, adivinhação.
A PSICOLOGIA. O termo psicologia vem do grego, psyché , que significa alma,e de logos, que significa razão.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. ANTIGUIDADE: As explicações dos fenômenos eram baseadas no sobrenatural; Tales de Mileto: explicava os eventos naturais a partir da própria natureza. Sócrates, Platão e Aristóteles. Filosofia Grega Clássica: buscavam a natureza do Homem; Aristóteles traça a dicotomia