Trabalhos Feitos
CURSO DE DIREITO
Luciano Cantanhêde
Diego Ferreira
PSICOLOGIA JURÍDICA
São Luís
2012
LUCIANO CANTANHÊDE
DIEGO FERREIRA
PSICOLOGIA JURÍDICA
Trabalho apresentado à disciplina de Noções de psicologia da FACAM, referente ao segundo bimestre, do terceiro período do curso de Direito.
São Luís
2012
“Muitos gastam dinheiro que ainda não ganharam, comprando coisas de que não precisam, para impressionar pessoas de quem não gostam.”
Will Smith
RESUMO
A Psicologia Jurídica é uma emergente área de especialidade da ciência psicológica, se comparada às áreas tradicionais de formação e atuação da Psicologia como a Escolar, a Organizacional e a Clínica. É próprio desta especialidade sua interface com o Direito, com o mundo jurídico, resultando encontros e desencontros epistemológicos e conceituais que permeiam a atuação do psicólogo jurídico. Os setores da Psicologia Jurídica são diversos. Há os mais tradicionais, como a atuação em Fóruns e Prisões, e há também atuações inovadoras como a Mediação e a Autópsia psíquica, uma avaliação retrospectiva mediante informações de terceiros. O presente trabalho focaliza a Psicologia Jurídica Brasileira. Objetiva apresentar e discutir a definição de Psicologia Jurídica e sua relação com o Direito, destacar seus setores de atuação de acordo com os trabalhos apresentados no III Congresso Ibero- Americano de Psicologia Jurídica realizado no Brasil em 1999 e abordar os desafios para a Psicologia Jurídica Brasileira.
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO .............................................................................................
6
2.
O QUE É PSICOLOGIA?..............................................................................
7
3.
O QUE É PSICOLOGIA