brinquedoteca
O presente trabalho foi desenvolvido com base nos conhecimentos teóricos obtidos através de leituras de artigos e livros que tratam da temática relacionada à importância do brincar, do lúdico e do aprendizado adquirido em um espaço específico para esse momento: a brinquedoteca.
A partir da realização das leituras, a prática foi então relacionada com o que os teóricos diziam, onde em uma entrevista com uma criança de 6 anos foi possível perceber a necessidade que esta sentia de ter um "espaço de brincar", termo utilizado pela mesma, próximo de sua residência ou mesmo na escola.
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância desse espaço lúdico, destinado à ação do brincar com o brinquedo, onde terão a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, trabalhar seus aspectos psicomotores, trabalhar a sociabilidade promovendo o desenvolvimento integral do ser, o que engloba o seu cognitivo, social e emocional.
A diretora da Escola Indianópolis (São Paulo) Nylce Helena da Silva Cunha (2001), fundadora da primeira Brinquedoteca do Brasil, afirma que brinquedoteca “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar”. Este deve ser o ambiente da brinquedoteca, cheio de riquezas onde a criança possa explorar sem medo, sem preocupações e é ali, no momento exclusivo da criança, ela pode aprender de maneira livre e apenas brincando.
Atividade lúdica é tudo que se relaciona com qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer durante a sua execução, ou seja, divertir aquele que está inserido nesse momento. Com as crianças, tal atividade deve ser freqüentemente desenvolvida pois a criança aprende com o brincar, sendo assim, é brincando, jogando e se divertindo que a criança poderá potencializar seus conhecimentos e desenvolver