psicologia e educacao
A palavra “psicologia” tem origem grega sendo composta por psique: alma,mente e logos:palavra,razão,estudo, o que nos dá a noção de algo como “estudo da mente”. Ocorre que definir psicologia não é tão simples assim, apesar de a reconhecermos na ideia do senso comum ,observamos que seu conceito tem passado por modificações ao longo do tempo,uma vez que hoje e tratada como um dos ramos científicos.
Psicologia é um saber que se originou nas questões filosóficas da Grécia antiga com Sócrates, Platão e Aristóteles. A concepção antiga da Psicologa era dependente da Filosofia, entretanto, na medida em que a Psicologia se afastou da Filosofia, e foi substituída por uma psicologia experimental baseada numa lógica matemática e quantitativa, foi adquirindo um estatuto de disciplina científica. E a partir do século XIX a Psicologia se tornou um ramo da ciência.
A história de sua construção está ligada, em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem.
Como, neste momento, há uma riqueza de valores sociais que permitem várias concepções de homem, diríamos simplificada-mente que, no caso da Psicologia, esta ciência estuda os “diversos homens” concebidos pelo conjunto social. Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo. A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Nossa matéria-prima, portanto, é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas
(porque somos todos assim).
A Psicologia