Psicologia - Percepcão e sensação
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
SEMESTRE: 2014.2
DISCENTE: Sara Fernanda Freire da Silva
ASSUNTO: Sensação e Percepção.
PARNAMIRIM, 18 DE SETEMBRO DE 2014.
ROTEIRO DE ESTUDO
1- Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano?
O comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não, realidade em si. Isso é importante, pois é através dessa percepção que a psicologia passa a entender como se dá a percepção da realidade de cada individuo.
2- Apontar a diferença que se costuma estabelecer entre os conceitos de sensação e percepção.
A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio, ela é classificada como natureza objetiva. A percepção tem a capacidade de captar os estímulos que vem da sensação que depende da visão, olfato, tato, etc. e interpretar essas impressões sensoriais de forma a entender seu significado. A diferença entre elas é que a sensação ela sempre será objetiva, ou seja, todos sentiram a mesma sensação, já a percepção será sempre subjetiva, pois cada um terá uma compreensão e interpretação diferente.
3- Qual a relação existente em percepção e atenção?
O inicio da percepção se dá com a atenção que temos na maneira de obsevar determinada coisa. Com a atenção podemos identificar alguns elementos que se nós não prestássemos essa devida atenção passaria despercebido. Então, a atenção tem essa relação de controle com a percepção para que se possa ter uma observação mais discriminativa de algo.
4- Quais os fatores determinantes da atenção?
São vários fatores, externos e internos. Os externos são a intensidade, o contraste, o movimento, e a incongruência. Nós prestamos muito mais atenção às coisas absurdas do que ao que é normal. E os internos são a motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos