Discurso do metodo
Discurso Sobre o Método - René Descartes
Curitiba, 28 de setembro de 2012
Discurso sobre o método
O discurso do método, trata-se não só da verdade cientifica, mas da capacidade humana de alcança-la.
Não existe no mundo algo mais bem distribuída que o bom senso, sendo que todos os indivíduos acreditam o ter. Mas as divergências em nossos julgamentos não estão ligadas a racionalidade, e sim pelos caminhos diferentes que os pensamentos tomam, que faz com que nossas considerações sejam subjetivas. A razão e o senso são as únicas coisas que nos diferencia dos animais.
Acreditou que existisse totalmente em cada um, acompanhando nisso a opinião geral dos filósofos, que afirmam não existir mais nem menos senão entre os acidentes, e não entre as formas ou naturezas dos indivíduos de uma mesma espécie.
Mas não se receio em dizer que julgava ter tido muita felicidade de ter encontrado, a partir da juventude, em determinados caminhos, que o levaram a considerações e máximas, das quais formou um método, pelo qual lhe pareceu que conseguia aumentar de forma gradativa seu conhecimento, e de aumenta-lo, pouco a pouco, ao mais alto nível, a que seu espírito e a sua vida lhe permitiria alcançar. Sabendo como estamos sujeitos a nos enganar no que nos diz respeito, e como também nos devem ser suspeitos os juízos de nossos amigos, quando são a nosso favor. Seja este uma nova forma de instruir, seu propósito não é ensinar aqui o método que cada qual deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo se esforçou para conduzir a sua.
Os que se aventuram a fornecer normas devem considerar-se mais hábeis do que aqueles a quem as dão; e, se falham na menor coisa, são por isso censuráveis. Mas, não propondo este escrito senão como uma história, ou, se o preferirdes, como uma fábula, na qual, entre alguns exemplos que se podem imitar, encontrar-se-ão talvez também muitos