Sensação e percepção
TRABALHO AVALIATIVO: PSICOLOGIA GERAL
Trabalho de pesquisa solicitado como requisito básico para complementar a segunda nota da disciplina de Psicologia Geral.
QUESTIONÁRIO
Metodologia: Realizar uma pesquisa em dicionários e/ou livros de psicologia de modo a contribuir para responder ao estudo dirigido.
01. Disserte sobre o(s) conceito(s) sobre percepção do ponto de vista psicológico.
Segundo Linda Davidoff, a percepção define-se como o processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos (sensações) para desenvolvermos a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmo.
Os fatores determinantes da percepção estão classificados em: mecanismo do percebedor, características do estímulo e o estado psicológico de quem percebe. Perceber é tomar o conhecimento de um objeto. Para isso, precisamos focar nossa atenção sobre ele, para que haja percepção. Por meio da atenção selecionamos alguns aspectos do ambiente, pois não conseguimos perceber todos os elementos de um mesmo local.
As condições externas ao percebedor define as características do estímulo. Tendemos a selecionar os estímulos de maior intensidade, como clarão forte, cheiro penetrante, som agudo. O tamanho, quanto maior, mais atentamos sobre ele. Forma, quanto mais definida for o seu contorno. Cor, quanto mais colorido, mais desperta a atenção. Mobilidade, anúncios móveis são mais percebidos do que os estacionários. E também, através da repetição ou frequência, pois a repetição continuada resulta numa receptividade menor ao mesmo estimulo (ex: ao deixar de ouvir o ruído do relógio). Embora, ele possa nos chamar atenção quando se repete por apenas algumas vezes, como num anúncio, que aparece duas vezes numa revista ou em um programa de tv, tem maior probabilidade de chamar mais atenção do que um anúncio que aparece apenas uma vez.
Fator determinante da percepção, o estado psicológico de quem percebe – seus motivos, emoções e