Sensação e percepção
A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber.
A Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
2- O que queremos dizer com processamento bottom-up e processamento top-down?
O Processamento de bottom-up, ou seja, de baixo para cima, é a análise que começa com os receptores sensoriais e sobe para a integração cerebral da informação sensorial;
O Processamento de top-down, ou seja, de cima para baixo, é o processamento de informações guiado por processos mentais de nível mais elevado, como quando construímos percepções com base em nossa experiência e nossas expectativas.
3- O que são limiares absoluto e diferencial?
Limiar Absoluto - Quando se define a mais baixa intensidade que um estímulo pode registrar num canal sensorial, fazemos referência ao limiar do receptor. O limiar absoluto refere-se à energia mínima do estímulo necessária para produzir uma sensação.
Limiar Diferencial - O limiar diferencial refere-se à capacidade que o sistema sensorial tem para detectar alterações num determinado estímulo ou diferenças entre dois estímulos.
4- Explique a teoria de detecção dos sinais
É uma teoria que prediz como e quando detectamos a presença de um estimulo tênue (sinal) em meio à estimulação secundária (ruído).
Ela sugere que não exista um único limiar absoluto e que a detecção depende em parte da experiência, das expectativas, da motivação e do nível da fadiga da pessoa.
5- Fale sobra a Ler de Weber.
É uma das leis básicas da psicofísica, que afirma que uma