Percepção e sensação
A percepção é uma função cerebral que gera significados a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.Através da percepção um individuo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar.Essas atividades permitem que os organismos interpretem os estímulos recebidos em conhecimento significativo.
A percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que tem especial importância para si própria.
A medida que adquirirmos novas informações, nossa percepção se altera. As ilusões de ótica e alguns jogos se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas/subliminares são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz.
A percepção tem inicio com a atenção, que é um processo psicológico, utilizando estruturas físicas e trata-se basicamente de um processo de observação seletiva,ou seja, faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros.
Sensação:
É produzida pela ação de um estimulo (externo ou interno) sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.
Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.
Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de