Sensação e percepção
Introdução Sensação é o fenômeno psicológico produzido pela estimulação do nosso organismo. A sensação é à base de todos os nossos conhecimentos. A percepção é o fenômeno que consiste em reconhecermos qual o estímulo que produziu em nós determinada sensação. É interpretação da sensação como sinal de um objeto exterior. Sensação e percepção constituem um processo continuo que se inicia com a recepção de um estimulo até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados.
Sensação
A sensação é um fenômeno psicológico produzido pela estimulação do nosso organismo. É à base de todos os nossos conhecimentos. Pode-se pensar na sensação como a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos no mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas. As sensações podem ser classificadas de dois tipos:
Externas e sensoriais: são provenientes dos órgãos dos sentidos. Geralmente consideram-se cinco sentidos:
Paladar;
Olfato;
Audição;
Visão;
Tato. Além desses, os fisiologistas tem investigado e descrito mais alguns, tais como sentido das temperaturas ou sentido térmico (localizado na pele), o sentido da orientação (localizado no ouvido)etc. Sensações internas ou Orgânicas: são as que provem do interior do nosso organismo, como as sensações de fome, sede, sono, fadiga, bem ou mal-estar, etc. Os cientistas chamam o sentimento que temos do estado interno do nosso corpo de cenestesia ou sentido cenestésico. Características da sensação:
Limiar inferior- estimulo mínimo que é captado pelo individuo, varia de pessoa para pessoa.
Limiar superior- acima do qual ocorre o bloqueio da sensação pela saturação do estímulo (eventualmente causando dor).
Excesso- informações em excesso deixam de ser registradas porque o cérebro não consegue administrar a totalidade