Sensação e percepção
Curso de Psicologia
1º Semestre
ATPS
Processos Psicologicos Básicos
1ºDesafio
Nome: Caíque dos Santos Sousa RA: 1191307656 Catharina de Sousa Pereira 1126348071 Elaine Cristina de Jesus Castro 1158394573 Isabele Bianca de Oliveira Dozzilezza 1105273050
Abril/2011
‘
Atividades Práticas Supervisionadas
Processos Psicológicos Básicos
1º Desafio
Etapa 1
Aula Tema: Sentindo o mundo: alguns princípios básicos; Visão e audição.
1. Qual a diferença entre sensação e percepção?
Sensação é quando identificamos uma energia física em nosso corpo e a codificamos com sinais neurais. Logo quando sentimos a sensação nós a selecionamos, organizamos e a interpretamos no processo chamado de percepção.
Por Exemplo: Estou Sentado em uma Cadeira...Logo que encosto na cadeira eu a sinto (sensação) obtendo essa sensação ativo os sistemas sensoriais: limiares relativos que obtêm as informações necessárias para perceber que estou sentado (percepção)
Sensação e percepção estão ligadas no nosso dia-á-dia onde a sensação identifica uma energia física e a percepção as organiza e interpreta.
2. O que é Transdução?
É quando convertemos a energia de um estímulo (estou recostando sobre a cadeira) em mensagens neurais
3. Descreva o percurso que a luz faz em nosso corpo para que apercebamos?
A luz, proveniente de um objeto de interesse, atravessa os meios transparentes do olho e chega à retina. Então, ela é convertida em impulsos elétricos, que são levados ao córtex occipital através dos nervos e vias ópticas.
4. O que são cones e bastonetes?. Qual a função de cada um deles.?
Cones e bastonetes são células receptoras. Os bastonetes são sensíveis a luz (gerando cores pretas e brancas) cones são por sua vez sensíveis a cor (vermelho, verde e azul – as cores primárias).
Referencias
PLT Processos Psicológicos Básicos,