falta de saneameto basico
É um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes. Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) materias (através da reciclagem).Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Comunidade sem condições mínimas de infraestrutura, sem água tratada, com existência de valas negras e acumulo de lixo, deixam a população vulnerável a doenças. As ações públicas de saneamento básico são precárias: não há serviços suficientes de esgotamento sanitário, uma vez que parte dos domicílios lançam seus dejetos direto no rio e em lagoas, apenas uma pequena parcela dos domicílios possuem rede de esgoto.
A falta de saneamento básico causa doenças provocadas por verminoses, diarréia, doenças de pele. 2. DOENÇAS CAUSADAS POR FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO : Hepatite infecciosa - Chamada de hepatite tipo A, é uma infecção viral que atinge o fígado. Ela pode ser contraída pela ingestão de água ou alimentos (especialmente frutos do mar) ou banho em águas contaminadas.
Febre tifóide - A bactéria Salmonella typhi penetra no aparelho digestivo junto com água e alimentos. É comum a contaminação em águas de enchentes que tiveram contato com esgotos. Os sintomas são febre pouco elevada, mas que vai aumentando aos poucos, dor de cabeça, língua seca e saburrosa e discreto inchaço do baço. A partir da segunda semana de infecção, pode haver complicações como pneumonia, apendicite