Processos Psicológicos Básicos
Resumo Os processos psicológicos básicos, são derivados de relações da mistura entre os processos que nasce conosco e os adquiridos sem o convívio com o meio, numa troca constante de experiências e vivências, .Metodologicamente, a psicologia costuma dividir essas funções mentais em vários segmentos funcionais: sensação, percepção, atenção e ilusões perceptivas. Palavras chave: Sensação, Percepção, Atenção e Ilusões Perceptivas.
1. Desenvolvimento
Sensação
A sensação começa a ser captada através da energia como fonte interna e externa do corpo, que estimula uma célula receptora em um determinado órgão sensorial, tais como o olho ou o ouvido. (Morris e Maristo, 2004)Chamamos de sensação o processo pelo qual se é envolvido na recepção do estimulo de originalidade interna ou externa, sua transformação em impulso elétrico e sua transmissão ao cortéx sensorial correspondente. Por isso, ela se compreende basicamente a atividade dos sentidos, e pode ser frequentemente a atividade dos sentidos, e pode ser sempre associada ao início do processo de percepção. Contudo, cabe ressaltar que a maior parte das atividades sensoriais não se transforma em recepção e nem toda percepção depende das atividades sensoriais. (Kandel, Schwartz e Jessell, 2000 apud Ries, B.E.& Rodrigues,2004,p.50)
Todos os neurônios se comunicam por meio da mesma linguagem eletroquímica, quando cada uma célula receptora envia um sinal através dos nervos sensórias até a área apropriada do córtex cerebral. O celebro fica no crânio onde recebe isolados acontecimentos internos. (Morris e Maristo, 2004).
2. Percepção A Percepção se define em um processo complexo pelo qual se