processos psicológicos basicos
1- Psicologia como Ciência
Como é comumente aceito, um determinado setor do conhecimento não se define como ciência somente em virtude da natureza do objeto que estuda, mas sim em consequência da maneira pelo qual ele o faz.
A distinção entre a psicologia moderna e seus antecedentes está menos nos tipos de perguntas feita sobre o homem do que nos métodos empregados na busca respostas a essas perguntas.
Perguntas:
Por que fazemos o que fazemos, sentimos o que sentimos e pensamos o que pensamos?
O que distingue os seres humanos dos animais? O que os aproximam?
Como cada um de nós difere dos membros de nossa espécie (ideias, personalidades, capacidades...)?
Como agimos em grupos?
Como tomamos decisões?
PSICOLOGIA DEFINIÇÃO:
Vem do grego “PSYQUÉ” – Alma ou Espírito... abarcaria a parte imaterial do ser humano (pensamento, sentimento, irracionalidade, desejo, sensação e percepção). Mas... Como estudar, isolar o objeto de estudo, para um ser que é histórico e está em permanente mudança? O pesquisador pode confundir-se com o fenômeno estudado? A concepção humana que o pesquisador traz consigo contamina inevitavelmente a sua pesquisa em Psicologia (concepção do pesquisador vincula-se a uma crença). Conforme a definição adotada, teremos a concepção de objeto que combine com ela.
Conceito mais abrangente: “estuda o ser humano em todas as suas expressões, as visíveis (o comportamento), as invisíveis (os sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim)” – SUBJETIVIDADE – ideias, significados, emoções construídas internamente a partir das relações sociais, vivências, constituição biológica, manifestações afetivas e comportamentais. FOCO mais Positivista
Como a Alma, Mente... não podem ser estudadas diretamente, a Psicologia hoje em dia é definida como o estudo do comportamento e dos processos mentais.
Na definição de Psicologia estudamos o comportamento observável (fala e