quimicos
Após passar pelo revelador, o filme é transportado para um segundo tanque que contem uma solução fixadora. O fixador é uma mistura de várias soluções químicas que desempenham as seguintes funções:
Neutralização: O filme quando sai do revelador ainda está molhado pela solução reveladora, por isso é necessário que estanque o processo para evitar uma revelação excessiva e o aumento do fog do filme. Para este fim se utiliza o ácido acético.
Clareamento: A solução fixadora também clareia os grãos de haletos de prata não revelados. São utilizados para este fim amônia ou tiosulfato de sódio. Os grãos não expostos são retirados do filme e se dissolvem na solução fixadora.
Conservação: Sulfato de sódio é o químico usado para proteger o fixador de reações que o deterioram.
COMPOSIÇÃO QUIMÍCA DO REVELADOR E SUAS FUNÇÕES
Na revelação de um filme radiográfico são utilizados alguns reveladores químicos. Cada revelador químico tem sua função especifica:
Redução: A redução dos grãos de brometo de prata expostos a luz é o processo em que os converte em prata metálica visível. A redução é realizada pelos químicos: fenidona e hidroquinoma. Moderação da velocidade de revelação o brometo de potássio desempenha essa função.
Ativação: Geralmente é utilizado o carbonato de cálcio que tem como função amolecer e expandir a emulsão para que o redutor possa alcançar os grãos sensibilidade pela luz.
Conservação: O sulfeto de sódio ajuda a proteger os agentes redutores da oxidação que se dá com o contato com o ar. Também reagem com produtos da oxidação para reduzir sua atividade.
Endurecimento: O glutalaldeído é utilizado para impedir o amolecimento excessivo da emulsão. É necessário principalmente em processadoras automáticas que transportam os filmes através de rolos.