quimicos
Morreu em Los Angeles de uma doença pulmonar e lá foi cremado
É reconhecido pela descoberta do método de datamento conhecido por datação por radiocarbono (carbono-14), recebendo por isto o Nobel de Química de 1960 descobriu em 1947, com os seus estudantes, a trabalhar no Instituto para Estudos Nucleares, que com a passagem do tempo o Carbono-14, um isótopo radioactivo instável existente em resíduos orgânicos em decomposição, se desintegra segundo uma velocidade determinada que pode ser cuidadosamente medida. Utilizando um contador Geiger altamente sensível, conseguiu determinar a idade de artefactos orgânicos muito antigos, tendo testado inicialmente pedaços de madeira encontrados em tumbas egípcias. Embora existam hoje em dia métodos mais modernos de datação absoluta, como por exemplo, os que aplicam Luminescência Estimulada Opticamente1 , termo-luminescência e Ressonância de spin de electrões, a chamada 'datação pelo Carbono-14' é a mais conhecida e utilizada. Assim, esta tem sido muito empregada para avaliar a idade de objectos de cerca de 50.000 a 70.000 anos, e aplicada em Arqueologia, Geologia e Geofísica. É usada também para espécimes mais recentes, por exemplo quando se trata de identificar ossadas humanas.
Louis Joseph Gay-Lussac ou Joseph Louis Gay-Lussac (Saint-Léonard-de-Noblat, 6 de Dezembro de 1778 — Paris, 10 de maio de 1850) foi um físico e químico francês.
É conhecido na atualidade por sua contribuição às leis dos gases. Em 1802, Gay-Lussac foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases, que estipula que um gás se expande proporcionalmente a sua temperatura absoluta se for mantida