processos psicológicos basicos
Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem, etc, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”.
Apesar das distinções desses processos é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem de outros processos.
Os processos psicológicos básicos são derivados da relação de interação entre os processos inatos e os adquiridos no convívio com o meio, numa troca constante de experiências e vivências.
Metodologicamente, a psicologia costuma dividir essas funções mentais em vários segmentos funcionais. Estes eventos básicos da mente são:
Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio.
Ela detecta a experiência sensorial básica por meio de cheiros, gostos, sons, visões, etc.
Desse modo, essa função pode classificada como sendo de natureza objetiva.
Percepção: capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação.
Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc.
É considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.
Emoção: associada a uma ampla variedade de sentimentos, comportamentos e pensamentos.
Desempenha papel central nas atividades humanas, já que as emoções alteram a atenção e o nível do comportamento, resultando em diferentes respostas do indivíduo.
Pode ser considerada como uma espécie de depósito de influências aprendidas e inatas.
Memória: Capacidade que permite a codificação, o armazenamento e recuperação de dados. De forma resumida a memória pode ser dividida em três processos:
Codificação: processo de entrada e registro inicial da informação e a capacidade de mantê-la ativa para o processo de armazenamento.
Armazenamento: