Sensação e Percepção
1. INTRODUÇÃO
Através das sensações e percepções podemosanalisar, interpretar, criar e modificar o mundo subjetivo em que estamos inseridos, ao menos sob o aspecto das nossas avaliações.
Os nossos sentidos é o fator que nos possibilita captar informações e interagir com o ambiente.
A percepção interpreta o que é captado pelos nossos sentidos levando-se em conta a nossa história de vida.
O presente estudo tem como objetivo conceituar e distinguir sensações de percepções demonstrando a importância de ambos no processo de construção de história de vida das pessoas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 SENSAÇÃO
Segundo Braghirolli (2007), a sensação é entendida como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade (mecanismo de recepção de informações). Sensação é a porta de entrada de informações para o desenvolvimento das experiências/vivências do indivíduo.
Estamos inseridos num mundo rico em objetos e fenômenos –cores, formas, odores, sons, temperaturas que representam fontes de estímulo para nossos órgãos sensoriais. A sensação é a base para a construção de todos os nossos conhecimentos, e para tanto, utiliza-se dos órgãos do sentido.
Para Davidoff (2001), nosso corpo é equipado com sistemas especializados de coleta de informações, denominados sentidos, ou sistemas sensoriais, que registram as mudanças de energia ao nosso redor. Os sentidos mais conhecidos são: tato, olfato, paladar, audição e visão, no entanto, os cientistas já catalogaram 11 sentidos humanos completamente distintos, e ainda pode haver outros.
Dividem-se externos preceptivos e internos reprodutivos. São os seguintes os sentidos externos perceptivos: vista, ouvido, olfato, paladar, tato, frio, calor, dor, fome, sede, cinestésico, estativo e cenestésico.Os sentidos reprodutivos são a memória e a fantasia (ALFREDO, 1994, p. 97).
A sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo em captar esse estímulo. A sensação é o meio pela qual