Psicologia nas organizações
1ª A psicologia organizacional nas últimas décadas. c) Justifique a nítida preferência do psicólogo pelas atividades da área clínica, desde o inicio do curso.
R. Os psicólogos em sua formação recebem bastante influência de seus professores a investirem na atuação em clínicas. Desde o início do curso eles incentivam os estudantes de psicologia a atuarem como clínicos, a montarem seu próprio consultório e realizar os atendimentos, por isso a preferência por essa área, falta melhores esclarecimentos sobre a área organizacional ao longo de seu curso.
2ª O desenvolvimento do sistema formativo.
d) Como a qualificação do psicólogo foi aplicada no Brasil?
A qualificação de profissionais preparados como especialistas em psicologia aplicada, no Brasil, começou com a formação de psicotécnicos esse era o nome atribuído ao profissional que aplicava os conhecimentos da psicologia ao trabalho. Isto ocorreu por meio de um curso de psicotécnica , sob a coordenação de Roberto Mange, na escola de sociologia e politica de São Paulo, em 1914.
O instituto de organização racional do trabalho, entidade particular implantada em 1930, teve um papel centralizador ao treinamento de psicotécnicos, em geral.
3ª O escopo da psicologia organizacional
c) Cite os desafios da Psicologia Organizacional na visão de Argyres (1976).
Argyris (1976, p. 180) assevera que um dos mais importantes e difíceis desafios da Psicologia Organizacional é a sua integração conceitual como uma disciplina intelectual sistematicamente unificada. Julga-se que a falta de integração dos conceitos na Psicologia Organizacional não é maior do que aquela detectada na Psicologia como um todo.
4ª A psicologia organizacional como área de aplicação no Brasil
b) Como a área organizacional é caracterizada?
Por ser uma área organizacional, é caracterizada e percebida como especialista em questões comportamentais. Envolvido em recrutamento, seleções, treinamento e recrutamento,