Psicologia nas organizaçoes
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, empregador doméstico e segurado especial.
A guia poderá ser paga diretamente nos bancos conveniados, casas lotéricas (guias de valor até R$ 1.000), correspondentes bancários, ou mediante débito em conta comandado por meio da rede internet ou aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos.
GFIP
GFIP significa Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. É uma guia utilizada para o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e para disponibilizar à Previdência Social informações relativas aos segurados. Foi criada para substituir a Guia de Recolhimento do FGTS-GRE.
As pessoas jurídicas estão obrigadas a entregar mensalmente a GFIP nos seguintes casos: * quando necessitam recolher o fundo de garantia por tempo de serviço dos trabalhadores; e/ou, * quando prestam informações referentes às remunerações auferidas pelos funcionários e o vínculo empregatício.
As informações acima são essenciais para que a Previdência Social tenha um registro funcional dos seus segurados.
A GFIP proporcionou uma forma de recolhimento mais eficiente dos valores do FGTS e acrescentou informações úteis para facilitar o acesso à comprovação do tempo de contribuição dos segurados, além de melhorar o atendimento na Previdência Social.
A entrega da GFIP deverá ser feita por meio magnético até ao sétimo dia do mês seguinte ao da competência do fato gerador, através do SEFIP que é o programa que gera e imprime a guia.
SEFIP
SEFIP é a sigla para Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. Desenvolvido pela CAIXA, este aplicativo permite aos empregadores/contribuintes:
Consolidar os dados cadastrais e financeiros da empresa e dos trabalhadores;
Gerar a Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) e o arquivo de informações a serem