psicologia na educação
A psicologia nos ajuda a entender o comportamento humano, a respeitar as diferenças, como intervir pedagogicamente para que haja um aprendizado.
Pedagogia e Psicologia lado a lado, como parceiras na formação do futuro.
A psicologia consegue "descobrir" o aluno, redirecionando-o.
O psicólogo trabalha com as dificuldades sem que a estima se comprometa; ainda, profissionais em conjunto descobrem: dislexia, hiperatividade e outras problemas comuns e não comuns a faixa etária escolar.
2. Contribuições da Psicologia para a educação.
2.1 A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:
1º- aspecto o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno
2.2 A arte de educar através da psicologia
Nos dias atuais a maioria das escolas oferece às crianças uma educação restrita aos ensinos elaborados apenas pelo professor, ou seja, o aluno aprende somente o conteúdo que o professor aplica, sem levar em consideração as reais necessidades de cada criança, as necessidades de descoberta da sua identidade, do seu meio, e de seus sentimentos. Em conseqüência disso temos aí, crianças que não conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar. O professor deve estimular cada