Técnicas dissertativas
A violência no cotidiano da cidade grande
Pelo método de estruturação de textos que sugerimos, a introdução tem como finalidade apresentar o assunto e a posição assumida diante dele, isto é, a tese a ser defendida. Essa apresentação pode ser feita de muitas maneiras.
Vejamos uma:
1 – Definição: Pode-se começar a dissertar fazendo uma definição do tema, para atribuir maior clareza e objetividade ao texto.
Ex: A violência é... A violência se caracteriza como... Um ato é violento quando... Existe violência se...
Em seguida, expõe-se o ponto de vista e segue-se o processo dissertativo já sugerido.
2 – Comparação: Tem-se também a opção de começar, buscando uma definição do tema por comparação.
Ex: A violência é como... A violência é semelhante a... A violência parece-se com..., lembra...
Depois de estabelecida a comparação, fazemos um breve comentário interpretativo dela, explicitando, assim, nossa visão do assunto. 3 – Citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um aforisma, um fragmento etc. O ideal é que a citação seja feita do modo clássico, entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada. Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, nosso ponto de vista sobre o assunto.
4 – Histórico: O início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal.
Ex: Antes, a violência era “x”; agora é... Ontem, a violência era “x”; hoje é “y”; amanhã será...