Psicologia na Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PSCOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Psicologia na Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Especialista Elizângela Siqueira e Tutora presencial: Gabriela Frangiosi.
OSASCO / SP
2013
SUMÁRIO
1. Sigmund Freud
3
2. Jean Piaget
5
3. Henri Wallon
6
4. Lev Vigotski
8
Relatório Final
10
Referências
?
Etapa 1:
Sigmund Freud e suas contribuições para a educação
Sigmund Freud (1856 – 1939) é conhecido como o “pai da psicanálise”. Seus estudos influenciavam muitas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação.
Com base nesses estudos e reflexão é possível Analisar alguns aspectos na teoria de Freud, embora Sigmund Freud não tenha elaborado nenhuma teoria pedagógica, sua influência é sentida de maneira generalizada e se manifesta especialmente nas corentes que defendem a ideia de que a escola, seja não apenas um local de “transmissão de conhecimentos”, mas também um espaço onde as crianças possam expressar e elaborar suas vivencias emocionais.
Freud apresenta em dois momentos duas concepções a cerca da estrutura e do funcionamento da personalidade:
Primeira teoria: Esta teoria refere-se à existência de três sistemas ou instancia psíquicas.
Inconsciente – exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência” (Laplanche,J. e Pontalis, J. - B., op cit). É aquilo que pensamos, mas não temos acesso (ou não percebemos).
Pré – consciente – São conteúdos acessíveis à consciência, ou seja, pensamos que não esta no momento em nossa mente, mas poderá estar no momento seguinte.
Segunda teoria: “Freud disse que vivemos com instintos e isso nos mobiliza, movimenta”.
Id = Prazer, fantasia, loucura;
Ego = Realidade, agimos com razão;