Psicologia da educação
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da educação”, com base nas informações e explicações passadas por Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, tutora da disciplina. Sob orientação do professor-tutor a distância Mirna Elisabeth Jacob.
TAGUATINGA-DF, 15 de setembro de 2012.
TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA DE FREUD PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:
Sigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de freiburg, Moravia, veio de uma família judia e viveu em Viena boa parte da sua vida. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes, podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação.
Teoria da personalidade: Freud acreditava que muito podia se conhecer de seus pacientes, através de seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças, com isso desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Sigmund Freud percebeu com sua teoria que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só que satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2 parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja o ego começa a se desenvolver,o EGO é o principio da realidade,onde as questões morais,religiosas impostas pela sociedade começa a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, diferenciar o certo do errado. Podem-se melhorar as práticas educativas, prevenindo de sofrimento futuros.