Psicologia da educação
Alisonete da Silva B. Brandenburg RA: 4514839520
Antonio Cézar Nobre dos Santos RA: 3809603559
Jessica Lemke RA: 3808625107
Paulo Roberto dos Santos Lima RA: 5312953809
Profª. Ma Helena A.da S.P.Coelho
Profª. Rosemeri P.Vasel
Contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Psicologia do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Jaraguá do Sul /SC
2012
Introdução
Considerando a importância da relação intersubjetiva para o crescimento individual, podemos considerar que o ato de educar só pode ser vivenciado pelo homem e que se realiza apenas e somente no meio social, ou seja, numa interação que realmente seja partilhada.
Desta forma, as características de cada indivíduo vão sendo formadas a partir das inúmeras e constantes interações do indivíduo com o meio, compreendido como contexto físico e social, que inclui as dimensões interpessoal e cultural.
Assim, as características do funcionamento psicológico como o comportamento de cada ser humano são, nesta perspectiva, construídos ao longo da vida do indivíduo através de um processo de interação com o seu meio social, que possibilita a apropriação da cultura elaborada pelas gerações precedentes. Assim como a psicanálise, ou seja, área de conhecimento que abrange o estudo do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem, nessa perspectiva, a contribuição de Freud foi de fundamental importância.
A teoria psicogenética de Henri Wallon constitui para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos, oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula.
Já Vygotsky dá uma atenção especial à educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento bastante específicas, possuindo um papel