Psicologia da educação
POLO TENIR CORUMBÁ – MS
CURSO: PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE
TURMA: N20
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho a ser apresentado na disciplina de Psicologia da Educação – Ministrada pela
SETEMBRO/2012
A Psicologia é uma das áreas que melhor pode interpretar comportamentos do ser humano, e no campo educacional, o aprendizado possui diversas interpretações e variadas correntes de estudo, onde entram figuras de grandes estudiosos como, Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski, os quais apresentam suas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.
SIGMUND FREUD (1856-1939)
Falta dizer que foi ele
Em geral, a Psicanálise ofertou diversas explicações sobre o aprendizado humano no campo educacional, onde a teoria freudiana trata da educação com a aprendizagem e os vários tipos de pensamento envolvidos com o mesmo, através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno.
Segundo ele, a psicanálise pode auxiliar o educador na árdua tarefa de educar, o qual em seus estudos envolve passos quase impossíveis de ser realizada concretamente, devido a complexidade das intimidades do ser humano, onde entram fatores como o prazer e o superego, envolvendo os desejos. Contrariamente aos fatores de prazer e desejo, o ego, o qual são forças que incluem o juízo, construção do eu, chamada de ego pode ser o fator de início para uma eficácia dos objetivos do educador frente a um bom aprendizado.
Segundo ele, a escola tem o poder de proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões, entre eles, o pensamento crítico, alargando assim a capacidade do sujeito buscar alternativas por si próprias e desenvolva o prazer de aprender.
Outra contribuição liga-se à aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas