Geografia
À razão entre as exportações e importações dá-nos a taxa de cobertura das importações pelas exportações, ou, simplesmente, taxa de cobertura. Esta taxa indica-nos em que percentagem as exportações pagam as importações.
Em Contabilidade, superávit ou superávit (grafia comum em Portugal) é o nome genérico que se dá a uma conta de balanços de entidades sem finalidades econômicas (Direito Privado) ou da Administração pública, que em geral corresponde ao da conta Lucro do exercício, dos Balanços empresariais privados.
2) Em Administração, superávit pode ser o excedente resultante da execução orçamentária que aferiu mais ganhos do que gastos. Nesse caso o orçamento é chamado de superavitário e o resultado oposto denomina-se "déficit". 3) Défice ou déficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas. Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.
Na balança de pagamentos, o défice da balança comercial ocorre quando o valor total das importações supera o das exportações.
Défice em conta corrente é um conceito mais abrangente incluindo além das transações comerciais de um país com o resto do mundo (exportações e importações) as transações em serviços e as chamadas transferências unilaterais (basicamente doações). 4) Protecionismo comercial, incorporação de novos atores econômicos e preservação de velhas desigualdades estruturais, fases de fechamento e de abertura aos movimentos de pessoas e aos fluxos de capitais, redistribuição dos fluxos de renda em direção de novos centros de acumulação e confirmação de antigos mecanismos de concentração e de acumulação, enfim, uma gama