psicologia da educação
A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam. Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não apenas a aplicação da psicologia à educação. Seu maior objetivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de educação. A Psicologia da Educação faz parte dos componentes específicos das ciências da Educação, tal como a sociologia da educação ou a didática. Atualmente, rejeita-se a ideia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo de emprego da Psicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos psicológicos e às características das situações educativas.
1.1 A EMERGÊNCIA E A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A psicologia da educação se configurou, progressivamente, como resultado de um esforço ininterrupto de aplicação e utilização dos princípios, das explicações e dos métodos da psicologia cientifica nas renovadas tentativas de melhorar a práticas educativas em geral, concretamente a educação escolar, e também nas intenções de elaborar explicações adequadas e uteis para o planejamento e o desenvolvimento dessas práticas. Ela tem sua origem na crença racional e na argumentação de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente como consequência da utilização correta dos conhecimentos psicológicos.
1.2 A CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
É muito propagado hoje em dia as transformações que ocorrem na sociedade e as consequentes mudanças das funções sociais de suas instituições, como a família e a escola. Neste universo de reconstrução de sentidos e realinhamento de lugares sociais a Psicologia tem um importante papel: o de contribuir para apaziguar as angústias próprias destes períodos de