Psicologia da educação
A abordagem comportamentalista
Capitulo 3
A abordagem comportamentalista
A abordagem comportamentalista destaca a importância da influencia de fatores externos, do ambiente e da experiência sobre o comportamento da criança.
John B. Watson foi o fundador do movimento comportamentalista na psicologia.
Para os comportamentalistas, embora o comportamento do homem difira dos animais em razão de um maior refinamento e complexidade, ambos poder ser explicados pelos mesmo princípios.
Mas o que e comportamento?
Na perspectiva de Watson, podemos dizer que o comportamento e sempre uma resposta do organismo a algum estimulo presente no meio ambiente.
Assim, as respostas são modificações que ocorrem no organismo em decorrência desses estímulos, como por exemplo, alterações na expressão facial, mudanças na posição do corpo, ações ou movimentos de qualquer tipo.
O que interessa a psicologia, entendido como uma ciência natural e objetiva , e a relação entre estímulos e respostas, fatos exteriores, que podem ser empiricamente observados.
Assim os problemas de que se ocupa o comportamentalismo são: prever a resposta quando o se conhece o estimulo, e identificar o estimulo quando se conhece a resposta. Assim, cabe ao comportamentalistas descobrir quais são os estímulos que provocam determinados comportamentos.
Para Watson, não existem aptidões, disposições intelectuais ou temperamentos inatos ou hereditários. O que existe e certa propensão para responder a certos estímulos de uma forma determinada.
Desenvolvimentos, aprendizagem e educação: a influencia do comportamentalista na escola.
O processos e fatores internos ao individuo não são levados em conta, e o próprio desenvolvimento e explicado como decorrente da aprendizagem.
Melhor dizendo, para os comportamentalistas, desenvolvimento e aprendizagem são processos coincidentes. Aquilo que chamamos de desenvolvimento nada mais e do que o resultado das aprendizagens acumuladas no