República Velha
República Velha:
A República Velha teve inicio em 1889 e término em 1930, esse movimento histórico teve muita importância para o Brasil principalmente na parte política, que conseqüentemente afetou o modo de viver e direitos do povo.
Dado como o Governo Provisório as suas características principais foram a transformação das antigas províncias em estados, durante esse governo foi decretado a separação entre Estado e Igreja, foi dado cidadania aos imigrantes residentes no Brasil, a instituição do casamento e do registro civil. Mas esse governo provisório teve fim em 1891, com a promulgação da primeira constituição republicana no Brasil, tendo Deodoro como presidente constitucional, sendo eleito pelo Congresso Nacional, e era tendo o apoio dos militares.
Em 1889 ocorreu a criação da Lei da Impressa, que dava o direito de uma junta militar ter o poder de processar e julgar a impressa pelo o que se chamava de abusos da manifestação do pensamento, onde se dava claramente o poder de censura ao governo.
Ocorreu um plebiscito nacional onde o povo poderia escolher entre o presidencialismo e parlamentarismo, pela grande parte da população foi o presidencialismo.
O primeiro presidente do Brasil foi Deodoro da Fonseca governou praticamente durante dois anos, seu governo era autoritário, por isso foi marcado pro movimentos contra seu autoritarismo, também foi marcado por crises econômicas, mas teve fim com o renuncia mento de Deodoro.
Sendo Deodoro renunciado veio governar em seu lugar Floriano Peixoto, ele teve um governo que tentou buscar o apoio popular, tentando melhorar a qualidade do povo, que vinha sofrido de uma crise e se encontrava em uma situação ruim, com isso procurou reduzir os impostos de produtos de primeira necessidade, e cortou o imposto sobre a carne, apesar disso não teve um grande apoio do seu poder e sofreu contra a Revolução Federalista e a Revolta da Armada e posteriormente tendo o inicio da República oligárquica, e