Psicologia da Educação
Dessa forma, estas instituições devem trabalhar de maneira a promover o desenvolvi – mento das crianças na sua totalidade, formando cidadãos capazes de interagir socialmente.
Dessa forma, estas instituições devem trabalhar de maneira a promover o desenvolvi - mento das crianças na sua totalidade, formando cidadãos capazes de interagir socialmente.
A Psicologia no âmbito escolar/educacional possui, entre outros, o papel de transmitir ao professor princípios do comportamento humano, principalmente no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem. Neste contexto, o educador pode apropriar-se e tranformar esses conhecimentos em métodos adequados às situações educativas.
Para tanto, o psicólogo necessita se utilizar da linguagem como uma forma de comunica- ção. Por intermédio da linguagem, nas suas formas mais variadas (escrita, atitudes, verbal...), o psicólogo pode ir de encontro às necessidades que se apresentam no contexto educativo.
Para Siqueira e Nuernberg (1998, p. 123), “a linguagem exerce o papel de instrumento [...],
A relação escola-família é um fator de grande importância para o contexto da Educação
Infantil. Primeiramente, o papel de educar estava associado inteiramente à escola, hoje, porém, faz-se necessário rever esta posição no sentido de estabelecer um vínculo entre os pais e a escola.
A família, em decorrência dos avanços sociais, econômicos e tecnológicos, tem mudado seus papéis [...], mães e pais têm cada vez mais negociado entre si as tarefas domésticas e responsabilidades no geral. A escola tem também avançado para oferecer aos alunos uma educação pertinente à nossa época. A aproximação das duas instituições é também uma