psicologia da educação
Neste trabalho, falaremos sobre a psicologia em si, e seus famosos “pensadores”, que criaram teorias incríveis, que ajudaram e ainda ajudam muito na área pedagógica, tanto como professores, quanto pais e alunos.
QUEM FOI E QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO?
SIGMUND FREUD:
Sigmund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. Ele iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos no século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
Como Freud dividiu o inconsciente:
O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, o reservatório das pulsões, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do Id. considerou que todas essas pulsões seriam ou de origem sexual, ou que atuariam no sentido de auto-preservação. Logo, introduziu o conceito das pulsões de morte, que atuariam no sentido contrário ao das pulsões de agregação e preservação da vida. O Id é responsável pelas demandas mais primitivas e perversas.
O Ego, permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.
O Superego, a parte que contra-age ao id, representa os