sustentabilidade itaú
GRI 1.2
Evolução do Índice de Eficiência (IE)
Fonte: Itaú Unibanco
IE=Despesas/Receitas
A melhoria constante da eficiência de nossas operações é uma estratégia fundamental para atingirmos a performance sustentável e a satisfação dos clientes que almejamos. Na nossa visão, ser eficiente significa ter a competência para avaliar nossas atividades e identificar oportunidades de reduzir custos, gerir os investimentos de forma adequada para ganhar agilidade e enxergar oportunidades de negócio e de processos que possam assegurar a geração maior de receitas. GRIFG_Economia
Fechamos 2012 com o índice de eficiência de 45,4%, diante dos 47,3% alcançados em 2011, resultado da agenda de eficiência que permeia todas as áreas do banco. Quanto menor for esse número, calculado com base na receita gerada e nos custos operacionais, mais estaremos preparados para competir em um cenário de menores taxas de juros, conforme o ano de 2012 consolidou. GRI 1.2
Os princípios do Projeto Eficiência são a análise detalhada dos gastos para definição de parâmetros e indicadores, a disseminação das boas práticas e o controle sistemático dos resultados alcançados. Seu êxito depende, sobretudo, do comprometimento das equipes em atuar de acordo com nossos valores, expressos no Nosso Jeito de Fazer.
O ano de 2012 foi marcado por iniciativas de otimização na utilização de recursos, revisão de processos operacionais e readequação de equipes. Foram revistos todos os tipos de despesas (das menores às mais complexas), políticas e modelos. Identificamos sinergias e buscamos resultados sustentáveis para a corporação e para os clientes.
Um dos ganhos obtidos em eficiência ocorreu na área de Cartões de Crédito, em que diferentes plataformas de processamento (cada uma com sua própria estrutura) foram integradas em uma única base, resultando em uma melhor padronização das operações e redução de custos.
Etapas do Processo
Ecoeficiência
A gestão e utilização racional dos