Psicologia da educação
Sendo o corpo humano um objeto de retratado de estudo atraente e fascinante esse trabalho discrimina a estrutura do neurônio como seu funcionamento, mostrando como as partes desse interessante objeto de estudo interagem e se integram dependendo uma da outra para que funcionem.
Consistindo o tecido do Sistema Nervoso Central (SNC) em células nervosas chamadas de nervos, que geralmente transmitem impulsos eletroquímicos.
O processamento de informações envolve a recepção, avaliação, tomada de decisões e reenvio de dados, sendo o cérebro a unidade central de processamentos que reenvia os dados que vão controlar as ações físicas de músculos e as respostas químicas de glândulas, sendo que tanto nervos quantos hormônios estão envolvidos no gerenciamento de dados.
ESTRUTURA DO NEURÔNIO
Neurônio é a denominação das células nervosas.
A estrutura de um neurônio é composta de um corpo celular, um axônio e dendritos, contendo ainda um núcleo que é essencial para a manutenção da vida do neurônio.
Os dendritos e axônios são recobertos por camadas de células designadas como neuróglia, que formam uma capa/ “bainha” de mielina que é fosfolípide que proporciona o isolamento para que não haja um curto-circuito dos neurônios durante sua atividade elétrica e aumenta a velocidade dos impulsos.
Assim sendo as informações que chegam até o neurônio é por meio de processos conhecidos como axônio, os quais determinam nas junções especializadas dos neurônios denominadas sinapses, por sua vez, essas podem ocorrer nos processos neurais, os dendritos, ou no corpo celular do neurônio, conhecido como soma ou pericário.
Sinapse
O corpo de neurônio transmite informação um ao outro, sendo algumas mensagens processadas por alguns neurônios, enquanto outras podem tornar necessárias milhares de conexões neuronais. A junção entre dois neurônios é denominada sinapse.
Fenda Sináptica é o pequeno espaço entre os terminais axônicos de um neurônio e o corpo celular ou os dendritos