Psicologia da Educação
Faculdade de Educação
Curso: Letras
WILLIAN PEREIRA RODRIGUES
Psicologia da Educação
Rio de Janeiro, 18 de Junho de 2013.
Dados dos entrevistados:
A. João Paulo, 16 anos, 1º ano do Ensino Médio. Mora com os pais e um irmão e os pais sempre cobram muito dele quando se trata de estudos.
É um menino que gosta de esportes e não se sai tão bem nas matérias da escola, tirando Educação Física, segundo alguns professores. É bem extrovertido e inteligente, mas não parece receber críticas muito bem;
B. Juliana Pessôa, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio. Mora só com a mãe e sempre foi criada com muita liberdade, a mãe não tem muito preocupação com ela, me parece.
Muito dedicada e estudiosa, sonha alto e já pensa no que fará em depois que terminar o Ensino Médio, sempre se destaca nas discussões em sala de aula, segundo relatos de professores;
C. Beatriz Goulart, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio. Mora com os pais e dois irmãos mais velhos, todos bem ocupados.
Tem dificuldades em algumas matérias, principalmente as exatas, mas é muito boa nas humanas como Língua Portuguesa e Inglesa, Geografia, História, etc. Bem tímida. Beatriz não tem muito apoio da família quando se trata de estudo, pois todos são bem ocupados.
Os três são alunos de uma mesma turma no Ciep 175 – José Lins do Rêgo, situado em São João de Meriti e se voluntariaram a serem entrevistados. Selecionei quatro das 10 perguntas que fiz e as respostas foram adaptadas para o registro escrito.
Achei interessante focar nessas quatro perguntas, pois são essas em que eles mostram ideias mais interessantes e que tem mais relação com os assuntos abordados.
Perguntas feitas:
1. Qual a sua matéria preferida e por quê? E a que você menos gosta?
A. Educação Física, porque eu posso jogar futebol e basquete, que é o que eu gosto. Melhor do que ler e escrever como nas outras matérias.
A que eu menos gosto é Matemática, porque