Ponte rolante
TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS (PONTE-ROLANTE)
Riscos da atividade
Acidente
Queda de objetos;
Entalamento;
Quedas dos operadores ao mesmo nível ou em altura (consoante o tipo de trabalho);
Agarramento ou arrastamento (nas engrenagens e órgãos rotativos das máquinas);
Esmagamento;
Corte;
Incêndio ou explosão;
Risco elétrico.
Ergonômico
Desrespeito pelos princípios ergonômicos;
CONSEQUENCIA QUE OS RISCOS OFERECEM
Acidentes, com ou sem lesão;
Queimaduras;
Óbitos;
LER/DORT;
Medidas de Proteção / Prevenção Os trabalhos de manutenção de Pontes Rolantes devem ser executados por profissionais especializados, e antes de qualquer serviço desta natureza o equipamento deve ser desligado de fontes de energia. Adicionalmente deverá ser instalada sinalização de alerta no quadro de energia e de comando.
Utilizar corretamente os seguintes EPI’s (consoante a tarefa): capacete; luvas; óculos; protetores auriculares; botas com biqueira de aço.
Antes do início da jornada de trabalho, os operadores de Pontes Rolantes, gruas e pórticos deverão realizar uma inspeção visual do equipamento, devendo ser observados os seguintes pontos: * Estado de conservação dos cabos e correntes * Verificar sinais de corrosão da estrutura * Verificar eventuais fissuras ou empenos * Inspecionar eventuais sinais de desgaste anormal * Testar o estado das betoneiras de comando e o seu funcionamento * Analisar o circuito elétrico e o verificar o isolamento dos fios condutores. * Testar o sistema de travagem * Testar a capacidade de carga dos equipamentos e o dispositivo contra arranques intempestivos.
Antes de levantar a carga, verificar sempre se os cabos ou correntes não estão cruzados e verificar que os comandos estão em ponto morto antes de ligar o interruptor.
Assegurar que, antes de qualquer deslocação, ninguém se encontra