Ponte Rolante
Pontes Rolantes são máquinas transportadoras utilizadas em meio industrial no transporte de cargas de um lado para o outro contando com, pelo menos, três movimentos independentes (longitudinal, transversal e vertical) que podem ou não ocorrer simultaneamente. Basicamente uma ponte rolante é composta de caminho de rolamento, vigas, carro e talha.
As Pontes Rolantes, segundo Tamasauskas 2000, são sistemas eletromecânicos constituídos de um carro que se desloca sobre vigas, ao longo do edifício, o qual possui mecanismo de elevação de cargas. Os principais equipamentos que fazem parte das maquinas de elevação são: guindaste, ponte rolante, elevador e guincho. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto para as Maquinas de Elevação e Transporte de Maquinas (METs) é a NBR 8400 – Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimento de Carga – de 1984.
As atividades necessárias a um processo produtivo estão vinculadas a um transporte de carga, sendo ela de forma continua ou descontinua. Quando busca uma redução de custos, um dos fatores importantes é o encurtamento das distâncias percorridas tanto pela matéria-prima quanto pelo produto final processado.
2. Desenvolvimento
Tamasauskas 2000, afirma que para o desenvolvimento de uma ponte rolante é necessário que haja os estudos aprofundados sobre os componentes utilizados e as capacidades do equipamento em questão para total êxito em sua construção, dentre os dados técnicos necessários para o desenvolvimento de um projeto de uma ponte rolante estão: objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400, ambiente de trabalho, sistemas de controle de rotação dos motores elétricos, carga útil, tipo do controle de movimentos, dispositivo de