Psicologia da educação
A criança para se desenvolver precisa de todos em seu meio. Pois apartir de uma certa idade a criança passa bastante tempo na escola e não só em casa, e ela precisa que o professor saiba interpretar as suas necessidades e que ele seja um bom profissional para que ela tenha um bom desenvolvimento.
BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
O Desenvolvimento recente que as neurociências têm experimentado leva - nos a uma aproximação do conhecimento do funcionamento do cérebro. Embora grande parte destes estudos tenha sido realizada em animais, as evidências obtidas têm contribuído para o nosso entendimento sobre comportamento humano.
ESCOLA TRADICIONAL
São conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassadas aos alunos como verdades. Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.
A criança não constrói um conhecimento, mais sim decora e repete.
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E PSICOMETRIA
Os testes possuem os mais amplos instrumentos da psicometria e seu grande desenvolvimento está associado, em todo o mundo, e suas necessidades são: 1ª O estudo da normalidade e conseqüente excepcionalidade no estudo da inteligência ou da identificação de algumas variáveis, no caso da psicopatologia. 2ª E o último impulso ao desenvolvimento dos testes foi a divisão do trabalho.
A contribuição nesse campo ajudou muito a educação.
COMPORTAMENTISMO
A psicologia em seu processo de constituição sofreu dois grandes cortes epistemilógicos: 1º Ocorreu quando não pretendendo se dedicar ao conhecimento abstrato e reflexivo, rompeu o cordão humbilical que á ligava a filosofia. 2º Ocorreu do primeiro, a psicologia aliou-se a uma perspectiva contituída pelo âmbito das ciências físicas, biológicas ou psicoquimicas. E nesse momento havia uma tentativa de aplicar estes métodos das ciências naturais aos problemas humanos.
O professor estimula e