Avaliando e planejando o trabalho na instituição de educação infantil
Objetivos
O objetivo desta pesquisa é o de proporcionar aos alunos-professores que atuam na Educação Infantil avaliar e planejar intervenções em sua própria prática pedagógica, a partir da sistematização de critérios de avaliação de qualidade, em um processo de auto-observação e reflexão.
Metodologia
O trabalho de pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Augusto César localizada na periferia de São Paulo, no bairro de Santana, mais precisamente localizada na Praça Dr. José Augusto César, 51. O bairro é predominantemente residencial, a comunidade na sua grande maioria é constituída por profissionais liberais, funcionários públicos, operários e outros alguns também estão desempregados e realizam pequenos serviços esporadicamente. O poder aquisitivo é baixo, sendo que a maioria tem sua renda familiar por volta de quatro salários mínimos. Para a realização deste trabalho foram previstos dois momentos, no primeiro foi feita uma sistematização de dados para construir uma auto-avaliação inicial da prática-pedagógica aplicada na unidade escolar a partir de critérios de qualidade. (Anexo 1) No segundo momento foi feita uma seleção de determinados critérios e intervenção na organização destes, a partir da avaliação desenvolvida.
Analise e Interpretação dos dados
Através do levantamento efetuado selecionamos alguns critérios que acreditamos merecer maior atenção por serem de grande importância para o educando e por poderem ser viabilizados com maior facilidade, em curto prazo. Sendo assim no item: “Nossas crianças tem direito a brincadeira” temos os seguintes subitens que a escola não contempla:
“Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos.”
“As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.”
Tendo em vista estes dois aspectos, pudemos