Psicologia da educação
Título: Tipos de Inteligências
Objetivo: Aplicar os conhecimentos das Múltiplas Inteligências para desenvolver habilidades com melhor aproveitamento da aprendizagem do educando.
Justificativa: Neste estudo, pretendeu - se conhecer as teorias de Gardner sobre as múltiplas inteligências. O conhecimento e o aprofundamento da Teoria das Inteligências Múltiplas se fazem necessários para a compreensão do educando no contexto em que ele se encontra. Tal conteúdo é interessante para o docente, pois poderá avaliar melhor a capacidade do aprendiz para determinadas funções, podendo direcioná–lo a obter melhores resultados.
Introdução: A Teoria das Múltiplas inteligências revolucionou o campo da psicologia cognitiva ao ultrapassar a noção comum de inteligência e ao questionar a suposição de que a inteligência “possa ser medida por instrumentos verbais padronizados”.
Para Gardner todas as inteligências são heranças genéticas e independem da educação e da cultura.
Utilizando critérios para a investigação, foram identificados tipos de inteligências, tais como:
Lógico-matemática: voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números.
Lingüística: capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
Musical: inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
Espacial: habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.
Corporal-cinestésica: grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas.
Intrapessoal: pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem,