Sistema endócrino
O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza pela presença de células especializadas em armazenar lipídios, conhecidas como adipócitos. Os lipídios funcionam como reservas energéticas e calóricas, sendo utilizadas paulatinamente entre as refeições. Além desta importante função, os adipócitos auxiliam na manutenção da temperatura corpórea, na formação dos coxins adiposos, além de apresentarem distribuição diferenciada no corpo do homem e no corpo da mulher, ligadas as características sexuais secundárias.
Existem 2 variedades de tecidos adiposos: o tecido adiposo unilocular e o multilocular. No tecido adiposo unilocular, os adipócitos armazenam o lipídio em uma gotícula única, que ocupa quase todo o espaço celular, o que é marcante visto que estas células podem alcançar 100?m de diâmetro. Nos preparados histológicos comuns, o local ocupado pela gotícula de lipídio geralmente está vazio, pois os processos de desidratação por álcool ou acetona removem as gorduras da amostra.
|1 - Adipócitos |2 - Fibras musculares estriadas |
Os adipócitos são sustentados por uma trama de fibras reticulares e envolvidos por uma rede vascular desenvolvida. Os adipócitos não se dividem num indivíduo adulto, o crescimento do tecido se dá principalmente pelo acúmulo de lipídio nas células adiposas já existentes e formadas durante a vida embrionária e num período curto após o nascimento.
Além do tecido adiposo unilocular, também conhecido como tecido adiposo amarelo, observa-se também o tecido adiposo multilocular ou pardo. Este tipo de tecido adiposo, ao contrário da gordura amarela que pode ser encontrada espalhada no organismo, só é observada em fetos humanos recém-nascidos ou com certa abundância em animais hibernantes. Os adipócitos da gordura parda acumulam lipídios na forma de várias gotículas espalhadas pelo citoplasma, e cercada por uma