Sistema endocrino
O sistema endócrino, do ponto de vista da Fisiologia, é um segundo sistema de controlo do funcionamento dos órgãos, com resposta relativamente lenta, sendo o primeiro sistema de resposta o sistema nervoso, cuja resposta é mais rápida.
De uma forma simplista pode considerar-se o Sistema Endócrino como um sistema de comunicação intercelular, comunicação esta que é estabelecida através das hormonas. As hormonas são substâncias produzidas num determinado tipo de células, podem ser armazenadas ou não, sendo depois libertadas na circulação, onde percorrem um trajecto maior ou menor consoante a localização das células-alvo. Daí que a resposta do sistema endócrino seja relativamente mais morosa.
As hormonas são moléculas reguladoras, estruturalmente diversas, com diferentes propriedades físico-químicas, diferentes tamanhos, formas e solubilidades. Estas propriedades características de determinada hormona vão condicionar, por exemplo, o seu transporte, desde o seu local de produção ou armazenamento até à célula-alvo, que pode ser feito através da ligação com um transportador ou diluída no plasma. As propriedades das hormonas condicionam também o tipo de receptor a que estas se ligam e a respectiva localização, podendo estar localizado na membrana plasmática, ou ser intracelular. O complexo hormona-receptor é que vai desencadear a acção.
As ações gerais das hormonas têm efeitos sobre o metabolismo, no controlo de electrólitos, no controlo da água e em determinadas funções orgânicas. As hormonas têm grande influência no metabolismo, pois interferem na produção, na utilização e no armazenamento da energia, são mediadores fundamentais do movimento de substratos energéticos e interferem ainda na conversão de certos metabolitos da digestão em produtos armazenáveis e que