Segurança no laboratório e vidrarias
Aluno: Anderson Fernandes da Silva ValençaProf.: Laylla Marques CoelhoDisc: Química Orgânica |
CURITIBA
2013
1. INTRODUÇÃO
Um laboratório é um local de trabalho com potenciais riscos de acidente, dado que se manipulam substâncias com perigosidade considerável, que se indevidamente utilizadas, podem causar danos graves de grandes repercussões. (Chambel, 2005).
Pode-se afirmar que os laboratórios são as partes mais importantes dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Pelos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos. (Colli, 1995)
Dados estatísticos provam que a maioria dos acidentes em laboratórios, ocorrem pela imperícia, negligência e até imprudência dos técnicos. Existe, portanto, necessidade premente de se estabelecer nas indústrias, laboratórios de ensino e de pesquisa, normas mais rígidas de segurança. (Colli, 1995)
2. OBJETIVO
Informar ao aluno a respeito dos riscos e cuidados que devem ser tomados em um laboratório de Química Orgânica e mostrar a maioria das vidrarias e equipamentos que serão usados nas aulas práticas.
3. METODOLOGIA
Foram apontados e explicados pela professora Laylla Marques Coelho, os riscos iminentes no uso do laboratório, o que é acidente no laboratório, as maneiras de se prevenirem os acidentes, as formas corretas de se utilizar os equipamentos de segurança, explicados os símbolos de perigo e seus significados, detalhadas as regras básicas de segurança e como evitar incêndios no laboratório. Também foram demonstrados os materiais de laboratório, apontados os nomes de cada um, bem como a sua utilização e a maneira correta de manuseio.
4. DISCUÇÃO
Verificamos que a segurança é uma questão fundamental que deve estar sempre em prioridade