Vidrarias e Segurança em Laboratório
1 Introdução
Em um laboratório de química, é de extrema importância que o aluno tenha cuidado e responsabilidade durante as experiências. Muitos desses cuidados têm como finalidade a economia de reagentes (por serem de alto custo) e, o mais importante, evitar acidentes.
As principais medidas que devem ser tomadas pelos usuários do laboratório e dos materiais nele dispostos são:
O uso de vestimenta adequada (óculos de segurança, calça jeans, jaleco, sapatos fechados e cabelo preso);
Não pipetar produtos com a boca, inalar ou experimentar os reagentes;
Não levar as mãos aos olhos enquanto estiver manuseando os produtos químicos;
Estar ciente da experiência sendo realizada;
Não usar produtos que não estejam rotulados;
Verificar SEMPRE a toxidade dos produtos;
Qualquer dúvida, comunica-la ao professor;
Jamais comer, beber ou fumar nos laboratórios;
Nunca manipular produtos inflamáveis perto de chamas ou ondas de calor.
2 Resultados
Béquer: Recipiente de vidro utilizado para aquecer substâncias, recolher filtrados, fazer decantações, misturar reagentes, preparar soluções e realizar reações. Existem dois tipos principais de béquer: o Copo de Griffin (Béquer de Forma Baixa), a forma mais comum, e o Copo de Berzelius (Béquer de Forma Alta).
Tubo de Ensaio: Tubos de vidro, cilíndricos, com tamanhos variados, usados em vários experimentos. Nele, efetuam-se reações simples. Podem sofrer variações de temperatura, porém de forma cuidadosa.
Pipeta Graduada: Consiste de um tubo de vidro estreito geralmente graduado em 0,1ml. É usada para transporte e também para medir pequenos volumes variáveis de líquidos. Encontra pouca aplicação sempre que se deseja medir volumes líquidos com maior precisão.
Pera de Borracha: Usada para pipetar soluções.
Pipeta Automática: Como o próprio nome já diz, é automática, não necessitando da Pera de Borracha para fazer a sucção ou expulsão do líquido. Sua