Segurança no Laboratório e Vidrarias
Disciplina: Práticas de Química Orgânica
Objetivo:
Informar ao aluno a respeito dos riscos e cuidados que devem ser tomados em um laboratório de Química Orgânica e mostrar a maioria das vidrarias e equipamentos que serão usados nas aulas práticas.
Segurança no Laboratório
É o conjunto de medidas que são empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo pessoas na implantação de práticas preventivas.
Risco
É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao entrar em contato com um agente tóxico ou a certa situação perigosa.
Acidente
São todas as ocorrências não programadas, estranhas ao andamento normal do trabalho, das quais poderão resultar danos físicos ou funcionais e danos materiais e econômicos à instituição.
Prevenção De Acidentes
É o ato de se por em prática as regras e medidas de segurança, de maneira a se evitar a ocorrência de acidentes.
Equipamentos De Segurança
São os instrumentos que têm por finalidade evitar ou amenizar riscos de acidentes. Os equipamentos de proteção individual (EPI`s) mais usados para a prevenção da integridade física do indivíduo são: óculos, máscaras, luvas, aventais, etc.
O QUE SEMPRE DEVEMOS SABER NUM LABORATÓRIO?
“A SEGURANÇA DEPENDE DE CADA UM”.
“É RESPONSABILIDADE DE CADA UM ZELAR PELA PRÓPRIA SEGURANÇA E DAS PESSOAS COM QUEM TRABALHA”.
NUNCA ESQUEÇAM:
_ É proibido qualquer tipo de brincadeira dentro do laboratório
_ É proibido utilizar o celular dentro do laboratório
_ É proibido fumar nos laboratórios, alto risco de acidentes.
_ Verifique, ao encerrar suas atividades, se não foram esquecidos aparelhos ligados (bombas, motores,mantas, chapas, gases, etc.) e reagentes ou resíduos em condições de risco;
_ É bom lembrar que o professor é sempre a pessoa melhor qualificada para orientar quanto aos cuidados específicos a serem tomados em relação a cada experiência.